Pré-Vestibular Social do Sintuperj
A histórica semana para a Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro ganhou o terceiro capítulo. Após a inauguração da nova sede do CAp-Uerj e da aprovação do projeto de lei que incorpora a Uezo à Uerj, nesta quinta-feira (17/03) foi a vez da inauguração de mais uma sala do Pré-vestibular Social do Sintuperj. O evento contou com a presença do deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Alerj, Flávio Serafini (PSoL), e das maiores autoridades administrativas da Uerj.
Operacionalizando o preparatório desde sua criação, o funcionário do Sintuperj Carlos Eduardo traçou um histórico da evolução do projeto, atingindo a excelência e tornando-se socialmente referênciado. De 10 a 15% de aprovações, o preparatório já atinge de 70% a 80% de aprovação. Ele destacou ainda que todos os colaboradores do projeto são oriundos de universidades públicas, o que é um critério de seleção.
Coordenadora geral do Sintuperj, Cássia Gonçalves fez um agradecimento especial ao ex-coordenador geral do sindicato e atual conselheiro universitário da Uerj Jorge Luís Mattos de Lemos (Gaúcho) pelo engajamento ao projeto educacional. Palavras reiteradas pela também coordenadora geral Regina de Souza, que lembrou que nos primeiros anos do preparatório Gaúcho, ainda coordenador do Sintuperj, defendeu a necessidade de ampliação do espaço para o atendimento aos estudantes, batalhando assim não somente no campo político como também no educacional. “Nunca fechamos porta para quem quis estudar no Pré-vestibular Social do Sintuperj”, complementou Cassia.
Sobre a atuação do sindicato no campo político, Cassia acrescentou que o Sintuperj é o “sindicato dos trabalhadores” e, neste sentido, representa o conjunto dos servidores das universidades públicas estaduais. E conclamou todos professores a filiarem-se ao Sintuperj, como alguns docentes já fizeram ao longo da história do sindicato.
Reitor da UERJ, Mário Sérgio Carneiro relembrou a grande luta que foi a aprovação do primeiro plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj, em 2006. Assim como dos momentos de crise vividos nos últimos anos. “Temos que lembrar das crises e refletir sobre as razões que as causaram”, destacou.
Sobre os três anos na Administração Central da universidade, disse: “Uma coisa muita grata para mim, embora eu estivesse há muito tempo em gestão na universidade, esses três anos de convivência com o Ricardo foram especiais por que houve muita área em especial que foi muito importante, e que eu aprendi muito, foi pela visão social do Ricardo. E reflete o sucesso da administração dele e as conquistas que estamos tendo. Essa filiação dele ao Sintuperj é muito significativa porque é um sindicato muito importante, que tem uma gestão que conversa, que evita radicalismos, que tem trazido muito benefício aos trabalhadores, sempre negociando muito bem e conversando. Essa sala tem um significado muito importante. É dar oportunidade aos filhos de trabalhadores para prestar o Vestibular e consegui galgar crescimento na vida”.
Gaúcho fez agradecimentos a todos os funcionários do Sintuperj que operacionalizam o funcionamento do sindicato, bem como a atuação da Diretoria Executiva do Sintuperj por estar lhe proporcionando a satisfação de ver o sindicato vitorioso. “É um projeto [Pré-vestibular] que muitos colegas meus, auxiliares de enfermagem, conseguiram fazer a graduação para Enfermagem, Medicina, Odontologia. É uma satisfação passar no corredor e ver uma mãe dizer que o filho vai se formar e quer a minha presença na formatura”.
Finalizando o evento, a coordenadora Cassia anunciou uma última homenagem ao ex-coordenador e atual conselheiro universitário Gaúcho. A nova sala do Pré-vestibular Social do Sintuperj vai se chamar Sala Jorge Luís Mattos de Lemos. E o descerramento da placa foi feito pelo próprio Gaúcho e pelo reitor da Uerj, Ricardo Lodi.