Pré-Vestibular Social do Sintuperj

Aula inaugural do Pré-Vestibular Social do Sintuperj marca início das atividades do projeto e celebra os 25 anos do Sindicato

A última segunda-feira, 10/02, foi marcada pelo início das atividades do Pré-Vestibular Social do Sintuperj neste ano de 2025. No auditório 11, Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã da Uerj, foi realizada a Aula Inaugural com o tema “Do Ensino Médio ao Vestibular: seja protagonista de sua história”, atividade que além de iniciar os trabalhos do projeto neste ano de 2025 também marca as comemorações dos 25 anos do Sintuperj, que serão completados no mês de outubro, e 27 anos do pré. Na Aula Inaugural, os coordenadores do sindicato e toda a equipe pedagógica e administrativa do projeto receberam os novos alunos e celebraram as vitórias dos antigos estudantes que passaram nos concursos de vestibular.

O início do evento se deu com a formação da mesa, na qual a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Bianca Mantovani fez as honras de mestre de cerimônia e convidou as coordenadoras gerais Regina Souza e Cassia Gonçalves, o também coordenador de Formação e Comunicação Sindical Carlos Alberto Silveira e o delegado sindical Sintuperj/Hupe Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho). Abrindo os trabalhos, Cassia convidou a compor a mesa a secretária estadual de Assistência Social e deputada federal licenciada Rosângela Gomes, o vice-reitor Bruno Deusdará Rodrigues e o procurador e Chefe de Relações Institucionais da Uerj, Jairo Henrique Pereira. Pela Diretoria Executiva do Sintuperj, também estiveram presentes na plateia o delegado sindical Sintuperj/Hupe Paulo Machado e a conselheira fiscal Ednalda Ferreira.

Em sua fala, Rosângela Gomes afirmou estar feliz ao participar da Aula Inaugural e exaltou a importância da educação para o crescimento profissional e cidadão das pessoas, utilizando como exemplo pessoal sua própria vida, na qual passou por inúmeras dificuldades e por situação extrema de vulnerabilidade, mas sem abrir mão da força de vontade para buscar uma melhoria de suas condições por meio da formação escolar e universitária. Referenciando Martin Luther King, a secretária convidou todos os estudantes a sonharem, independente das dificuldades e do caminho a ser trilhado. Rosângela aproveitou o momento para também mostrar um pouco do trabalho da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos em diversas frentes.

 

O vice-reitor da Uerj, Bruno Deusdará, destacou a importância do Pré-Vestibular Social, do qual foi voluntário enquanto fez o curso de graduação em Letras na Uerj, e destacou a importância do trabalho coletivo para que os estudantes possam colaborar uns com os outros para o ingresso nas universidades. Bruno apontou também a importância do sistema de cotas e o trabalho feito pela Uerj para que as vagas oferecidas sejam ocupadas como um direito das populações vulnerabilizadas do Estado do Rio de Janeiro.

Marcando a importância do Pré-Vestibular Social do Sintuperj e a Administração Central da Uerj, a Aula Inaugural recebeu a presença dos representantes das pró-reitorias da universidade. Estiveram presentes os pró-reitores Antonio Soares, da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), e Daniel Pinha, da Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4); o diretor do Departamento de Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos Ciro Marques Reis, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), em nome da pró-reitora Elizabeth Macedo; e a diretora do Departamento de Extensão Alzira Batalha, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PR-3), em nome da pró-reitora Ana Maria Santiago. Ainda como representante externo o Sintuperj recebeu a visita de Claudia Morettes da EconRio, empresa especializada na prestação de vestibulares e processos seletivos.

A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves fez uma saudação destacando o trabalho realizado pelo Pré-Vestibular Social e apresentou as demais lutas travadas pelo Sintuperj neste atual momento, colocando em destaque a busca incessante pelos planos de carreira (Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Uerj, PCCS, e Plano de Cargos e Vencimentos da Uenf, PCV). De acordo com Cassia, a busca por essa conquista passa pelo diálogo com o Governo do Estado e a Alerj, mas com muito trabalho é possível alcançar esses objetivos. 

Também coordenadora geral do Sintuperj, Regina Souza destacou a grandeza do evento que é a Aula Inaugural, apontando que a oportunidade de proporcionar a melhoria das condições de vida das pessoas mais vulneráveis é uma iniciativa que deve sempre ser buscada, e o auditório lotado representa o início de uma nova jornada. Regina afirmou ter a crença de que todos os novos alunos do Pré-Vestibular Social têm a chance de usar o projeto como uma ferramenta para a mudança de suas vidas.

O delegado sindical Sintuperj/Hupe Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) fez uma saudação destacando que quando foi eleito para a primeira vez para a gestão do sindicato, há 21 anos, soube da existência do Pré-Vestibular Social e entendeu a responsabilidade de cuidar desses alunos que também são compostos por filhos de trabalhadores da Uerj. Para Gaúcho, todos os anos em que o projeto tem início são uma forma de dar novo ânimo para a luta pela educação no Brasil.

Bianca Mantovani, coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, em seu momento de fala, fez a leitura de um poema extraído do livro “O amor que acende a Lua”, do escritor Rubem Alves. De título “A pipoca”, o texto faz uma analogia entre o processo de transformação de um milho em pipoca, traçando um paralelo com o crescimento e desenvolvimento humano e os aspectos da vida que transformam a caminhada das pessoas. Com o poema, Bianca ressaltou a importância dos novos alunos do projeto compreenderem as inúmeras novidades e descobertas que acontecerão durante o ano de estudos, reforçando a necessidade de preparação para enfrentar os desafios e saber o momento de seguir diante dos revés e comemorar as vitórias.

O coordenador de Formação e Comunicação Sindical Carlos Alberto Silveira, em sua fala, destacou o esforço de toda a equipe do Pré-Vestibular Social, passando pela coordenadora Bianca Mantovani, pelos secretários do pré, Carlos Eduardo Lourdes, Paula Valadão e Eduardo Belarmino, e toda a equipe de professores, monitores e demais membros da equipe que atuam de maneira praticamente voluntária para que o projeto funcione da melhor maneira e dê frutos para a população fluminense.

O segundo momento da Aula Inaugural foi a demonstração da estrutura do projeto, com apresentação dos professores e monitores do projeto. Foram abordados temas como educação popular, dificuldades de ingresso e permanência no Ensino Superior, assim como a luta por garantia de direitos da classe trabalhadora que busca se capacitar e se formar para uma melhoria de suas condições de vida.

Após o momento de apresentação do projeto, foi formada a mesa para abordar o tema proposto para a Aula Inaugural. E dentro do mote “Seja protagonista de sua história”, foram abordadas técnicas de organização, gestão do tempo e capacitação para encarar as provas de Vestibular, em especial o concurso da Uerj e o Enem. Com uma equipe multidisciplinar, foram debatidas questões como leitura e conhecimento de editais, trabalho para desenvolvimento de habilidades, organização de ritmo de estudos em equilíbrio com o tempo livre, técnicas de memorização e fixação dos conteúdos, e também o reconhecimento das dificuldades para saber quando e como pedir ajuda no processo. Foi destacado que todo o período de preparação visa superar os próprios limites e conquistar aprovação nos concursos. Também foi realizada uma mesa sobre como funciona o Vestibular, abordando especificamente a compreensão dos editais, os projetos preparatórios, os simulados, e as tarefas específicas e de aprofundamento que serão realizados pelo pré.

Seguindo com o tema proposto, foi a vez da atriz, estudante de Psicologia e influenciadora digital Anaterra Oliveira falar sobre sua vivência como criadora de conteúdo que iniciou sua atuação morando em Mesquita, na Baixada Fluminense e chegando à TV por assinatura. Anaterra contou sua experiência de vida como uma forma de inspirar pessoas a se dedicarem a seus projetos de vida seguindo suas trajetórias.

Ao final do evento a equipe do Pré-Vestibular Social do Sintuperj fez uma homenagem aos estudantes que estiveram ligados ao projeto no ano de 2024 e conquistaram a aprovação para a Uerj e outras universidades, uma forma de incentivar os novos alunos do projeto a se dedicar aos estudos e alcançar seus objetivos. De acordo com informações da Coordenação de Formação e Comunicação Sindical, 52 estudantes do pré foram aprovados para cursos de graduação em diferentes universidades. Os aprovados receberam do Sintuperj um kit escolar, semelhante ao que é dado pelo Sintuperj aos servidores sindicalizados. O momento de homenagem aos aprovados foi marcado por muita festa e também por emoção, com falas dos aprovados destacando a importância do projeto em suas vidas e a colaboração que o mesmo trouxe para a aprovação no Vestibular.

As aulas regulares do Pré-Vestibular Social do Sintuperj tiveram início nesta terça-feira, 11/02, nos horários da tarde (das 13h às 18h) e da noite (das 18h às 22h). Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo site https://presintuperj.com.br, pelo Instagram @presintuperj, ou na sede do sindicato (Sala 1.020, 1º andar, bloco D, Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã da Uerj).

X
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?